Passo a passo para configurar o Gmail no seu Macbook!
- bukone
- 15 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Para qualquer usuário de Macbook, fica evidente que o seu sistema operacional (macOS) é bem diferente do tradicional Windows. A verdade é que cada SO possui uma interface gráfica distinta, e isso altera o visual e as funções. Apesar disso, as características entre eles são parecidas — e a opção por um ou outro varia de acordo com o uso pretendido e a preferência.
Entretanto, alguns usuários podem ter dificuldades para utilizar outras contas de e-mail no sistema da Apple. É o caso do Gmail, que tem grande presença no mercado brasileiro. Contudo, os dois serviços funcionam muito bem juntos, e a combinação traz a vantagem da sincronização dos e-mails, notas, lembretes e calendários.
Quer saber o passo a passo para configurar Gmail no Mac? Confira abaixo!
Instruções para usar o Gmail em computadores Apple
O aplicativo Mail no sistema do Mac é similar à maior parte dos outros clientes de e-mail e permite adicionar contas do seu provedor. Ou seja, se você já tem um Gmail e quer mantê-lo, não será um problema no seu novo Apple.
Siga os passos a seguir para usar o cliente:
entre no menu “Mail” e selecione “Add Account”;
escolha o Gmail como provedor (esse procedimento também funciona para outros);
informe o seu e-mail e a senha nos espaços fornecidos. Se você tiver autenticação em duas etapas, digite o código recebido por SMS;
verifique se o Mail está marcado para usar sua conta.
Como configurar o IMAP
O IMAP dá a possibilidade de ler mensagens em diversos dispositivos com sincronização em tempo real. Ele é um protocolo (Internet Message Access Protocol) de comunicação e serve como meio de acesso entre um servidor de e-mails e o software cliente.
Para configurá-lo, você deve:
verificar se está ativado, abrindo as configurações de “Acesso IMAP” da guia “Encaminhamento e POP/IMAP” dentro do menu “Configurações” do Gmail;
alterar o SMTP e outras configurações no seu cliente de e-mail.
É importante ressaltar que há um limite diário de 2.500 MB para downloads e 500 MB para uploads pelo IMAP. Então, ao configurar uma conta em diversos dispositivos, deve-se dar um tempo entre uma configuração e outra.
Porém, se você quiser usar o Spark, deve seguir os passos a seguir:
instalar e abrir o programa;
na próxima tela, preencher o endereço de e-mail, concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade e avançar;
digitar sua senha do Gmail e permitir o acesso do Spark à sua conta.
No entanto, se já estiver utilizando o Spark no seu Mac, é só abrir o menu e selecionar “Add Account“, escolher o cliente e seguir os mesmos passos de autenticação acima.
Como remover contas de e-mail
Caso você deseja excluir uma conta do seu Mac, isso também é possível. Entretanto, tenha sempre em mente que as mensagens também serão apagadas. Então, para garantir, é bom movê-las ou copiá-las para uma caixa de correio armazenada no computador, que aparece em “Em Meu Mac”, na barra lateral do Mail.
Para excluir uma conta, você deve:
no “Mail”, selecionar “Mail > Preferências” e clicar em “Contas”;
selecionar uma e clicar em “Remover”.
Pronto! Com isso, você já está equipado para configurar Gmail no Mac, sendo possível instalar, sincronizar, ativar e até remover uma conta. Assim, fica muito mais fácil desmistificar a falta de compatibilidade que muitos afirmam sobre os produtos da Apple. O sistema operacional pode ter uma interface bem diferente do Windows, para quem não está acostumado. Mas, com algumas dicas, fica fácil perceber o quanto podem ser parecidos.
Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão aqui no post!
Comments